REDES DE JOVENS PARA A IGUALDADE
Descrição
A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da igualdade de género na juventude no respeito pelos preceitos e orientações das Nações Unidas e da União Europeia recorrendo, para tal, a atividades de informação, formação, pressão e influência, investigação, solidariedade e educação e cooperação para o desenvolvimento.
A REDE congrega duas áreas de intervenção: a igualdade de género e a juventude.
Pretende, pois, fazer o mainstreaming de género na área da juventude. Para este fim, trabalha em várias áreas: Educação, empoderamento, mobilização, advocacy.
A REDE é membro:
– da Secção das ONG do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)
– fundador da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
– da Rede de Jovens Mulheres da Associação de Mulheres da Europa Meridional (AFEM)
– da Plataforma Euro Mediterrânica de Juventude
– do Comité Nacional da Campanha Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos online, promovida pelo Sector de Juventude do Conselho da Europa.
A REDE é ainda responsável pela Coordenação Portuguesa da Rede Europeia de Jovens Mulheres do LEM.
Assiduidade
Semanal – grupo de voluntários faz reuniões para poder concretizar atividades dentro da temática da igualdade de oportunidades.
Participação esporádica nos projetos quando estes tenham alguns eventos
Projetos
DMPM:
É um programa em parceria com o IPDJ e que é cofinanciado pelo Gabinete da Secretaria de Estado para Igualdade e Cidadania, pretende a participação cívica e política que visa motivar as jovens mulheres a envolverem-se na vida pública, apoiar as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade e contribuir para o aumento da proporção de mulheres activas na política, nas associações e nas organizações não governamentais.
Têm como objetivo sensibilizar as jovens mulheres para as questões da igualdade de
género;
Contribuir para a integração das preocupações e necessidades particulares das jovens mulheres nos processos de decisão em diferentes tipos de organizações;
Aumentar a participação das mulheres nos processos de decisão;
Desenvolver as competências das jovens; Contribuir para a criação e fortalecimento de
redes de apoio das jovens;
Promover a comunicação e cooperação intra e
intergeracional entre mulheres.
Programa OPRE:
Programa OPRE, dentro do Programa Escolhas, em parceria com ACM e Letras Nómadas, pretende atenuar as barreiras existentes entre estas comunidades e o
sistema de ensino formal, disponibilizando 25 bolsas de estudo universitárias, bem como um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento destes/as jovens bolseiros/as e respetivas famílias.
Podem aceder a este programa, jovens oriundos de comunidades ciganas e residentes
no território nacional, que estejam matriculados/as num curso homologado do ensino
superior e que tenham obtido aproveitamento na maioria das disciplinas/unidades
curriculares do ano curricular antecedente.
EmPoderar:
Capacitação de Jovens Mulheres é um projeto promovido pela REDE em parceria com a AMUCIP, a Câmara Municipal do Seixal e a Rumo financiado pelo Programa Escolhas. O projeto tem como objeto o desenvolvimento de competências de jovens mulheres ciganas e/ou jovens mulheres de outros públicos em situação particularmente vulnerável, no concelho do Seixal, com vista à sua emancipação e empoderamento. A abordagem metodológica assenta em princípios de Educação Não Formal e a abordagem política alicerça-se numa ótica de acesso aos Direitos, a partir de processos individuais e comunitários de exploração da identidade.
Viseu Jovem para a igualdade:
É um projeto financiado pela POISE, e que é cofinanciado pela CIG, segue uma iniciativa das ativistas de Viseu da REDE de Jovens para a Igualdade, o Viseu Jovem pela Igualdade é um projeto que visa a promoção da Igualdade de Género e o combate à violência de género em Viseu. No âmbito deste projeto, pretende-se promover o associativismo e mobilização jovem pela igualdade de género e combate à violência de género, bem como, contribuir para a promoção de uma cultura de cidadania ativa e empoderamento, investindo em agentes multiplicadores em Viseu, cidade e distrito.
EQUAL SPACE:
O projeto Erasmus + EQUAL SPACE visa permitir a participação e o empoderamento das mulheres migrantes e de outras minorias através do desenvolvimento de formações para facilitadoras e facilitadores de Educação Comunitária, numa perspectiva de género e diversidade cultural.
A educação de adultos muitas vezes negligencia a integração de pessoas consideradas desfavorecidas.
O projeto EQUAL SPACE, uma parceria entre organizações da Áustria, Bulgária, França e Portugal que trabalham no âmbito da investigação e educação de
adultos, terá pela frente o desafio de capacitar as facilitadoras e facilitadores de Educação Comunitária numa perspectiva de género e diversidade cultural, com o objetivo de permitir que mulheres migrantes e de outros grupos minoritários, que enfrentam dificuldades a nível educacional, possam aceder à aprendizagem ao longo da vida e à educação de adultos.
Este trabalho de base comunitária está principalmente interessado em envolver grupos considerados “desfavorecidos” e em motivar as pessoas para que sejam parte integrante no desenvolvimento das suas comunidades, motivando-as para participarem de forma ativa.
Encontro de jovens feministas:
O Encontro Nacional de Jovens Feministas é um projeto da REDE de Jovens para a Igualdade, cofinanciado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género através do Apoio Técnico e Financeiro às ONGDM (artigo 9º do Decreto-Lei 246/98, de 11 de
agosto). O objetivo é o de proporcionar um espaço de reflexão, debate e networking entre
jovens feministas, procurando reunir ativistas, académic@s e interessad@s na área dos feminismos, de diferentes espaços e contextos profissionais, pessoais e políticos, para uma reflexão conjunta sobre o significado dos feminismos para as pessoas jovens hoje em dia. O encontro visa convidar jovens até aos 35 anos de idade que se identifiquem como feministas a produzir pensamento crítico sobre a situação atual da Igualdade de Género em Portugal e sobre a sua conceção feminista e jovem da sociedade.
Atividades/Tarefas
Administrativo:
Actualização do site da REDE; promoção da associação em eventos, entre outros
serviços.
Operacional:
Dar apoio as diversas atividades que se realizem com o público-alvo nos diferentes
projetos.
Dar apoio nos diferentes eventos que REDE participe, como por exemplo datas
pontuais como o 8 de março (Dia internacional da mulher).
Organizar alguma atividade, entrevista, mesa redonda com jovens que participem nos nossos projetos.
Organizar atividades pela cidade comemorando um dia concreto, como por exemplo, organizar um roteiro feminista ou pela igualdade.
Requisitos
Idade entre os 18- 30 anos
Visão feminista e ativista para a defensa dos direitos das mulhere