ANIMALIFE

Área

Animais

Descrição

A Animalife é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos. Combate o abandono de animais de estimação (cães e gatos) atuando contra as suas causas, providenciando apoio a famílias carenciadas e pessoas em situação de sem abrigo com animais de estimação, bem como associações de proteção animal. Está organizada em três núcleos: Lisboa, Porto e Margem Sul. A Animalife é a entidade criadora e gestora do Banco Solidário Animal, campanha que ocorre três vezes por ano em parceria com o Grupo Sonae e o Grupo Auchan, através da qual são angariados alimentos para animais de companhia.

Projetos

Programa de Apoio a Famílias
A ajuda da Animalife às famílias acontece de duas formas diferentes. Quando procedemos à esterilização, fundamental para evitar o excesso de animais e para que não aumentem as dificuldades em satisfazer as suas necessidades. E, de uma forma continuada no tempo (e sujeita a revisão semestral), ao fornecer alimentação mensalmente, além de vacinações e desparasitações periódicas. Ao mesmo tempo, sensibilizamos os donos para as responsabilidades que implica ter um animal e para o conjunto global das suas necessidades.

Programa de Apoio a Pessoas em Situação de Sem Abrigo
Através de investigação e contactos com instituições de solidariedade, a Animalife percebeu que existe no país, nomeadamente em Lisboa e no Porto, uma quantidade significativa de Pessoas em Situação de Sem Abrigo que têm a seu cargo animais de estimação. Pela nossa experiência no terreno, constatámos que estes animais estão, na sua maioria, muito bem tratados, apesar de a rua ser o seu lar. São, muitas vezes, o único amigo, a única fonte de afeto destas pessoas, que vivem sem teto, em situações limite.
Estes cães e gatos podem fazer parte de um projeto de vida: constituir um estímulo para que estes seres humanos sintam uma necessidade maior de se reintegrarem na sociedade, podendo assim ajudar melhor os seus animais de estimação.

Programa de Apoio a Associações
O programa de apoio a associações pretende ajudar a desenvolver as competências e as capacidades das associações, para que possam desempenhar o melhor possível as suas atividades. O objetivo final é melhorar a qualidade de vida dos animais que se encontram nestas associações. Apoiamos, também, estas associações nas iniciativas de recolha de alimentos nas grandes superfícies comerciais, nomeadamente organizando duas vezes por ano grandes campanhas de recolha, em que participa o conjunto das associações nacionais.

– Participação na entrega de ração às famílias (1 x por mês)
– Participação na entrega de ração às pessoas em situação de sem abrigo (de 15 em 15 dias)
– Ajuda nas descargas de ração
– Participação no Banco Solidário Animal
– Inserção de pedidos de apoio em Base de dados
– Inserção das fichas de apoio em Base de dados (após as entregas de ração)
– Arrumação da sede ou Centros de Apoio Animalife (Alta de Lisboa, Oeiras, Sintra, Seixal)
– Ajuda em telefonemas diversos
– Recolhas de bens doados
– Boleias a famílias e animais até clinicas veterinárias
– Ser Família de Acolhimento Temporário

Requisitos

– Ser maior de 18 anos

– Assumir o compromisso (quando diz que vai, é mesmo importante ir! Dependemos totalmente dos voluntários!)

– Boa disposição

Regras Covid-19

– Utilização de máscara

Contactos

Telefone: 707309233 E-mail: geral@animalife.pt

Web-Site

https://animalife.pt/pt/home

https://animalife.pt/pt/voluntario